Cordilheira dos Andes - Chile
- Love Birds Pelo Mundo
- 26 de set. de 2016
- 4 min de leitura

A Cordilheira dos Andes no Chile foi um dos lugares mais lindo que nós Love Birds já visitamos e foi uma ocasião super especial para nós pois nunca havíamos conhecido a neve! E apesar de termos ido na temporada de esqui, é um lugar fantástico que vale a pena conhecer mesmo no verão.
1. Esteja bem vestido!
Para começar nosso passeio, é preciso estar preparado para o frio - ou melhor, a neve - e não é qualquer casaquinho que se pode usar! Se você não tiver uma roupa impermeável e com corta-vento, além de botas impermeáveis, você pode entrar numa fria - literalmente! No nosso caso, contratamos um passeio numa agência de viagens local, que nos pegou no hotel e, antes de subir a montanha, parou em uma loja especializada em aluguel de roupas de esqui. Lá, alugamos a roupa completa: Casaco, calças, botas e luvas, o que nos custou cerca de 25.000 pesos chilenos, algo em torno de 125 reais por pessoa. Se seu intuito for apenas conhecer, essa roupa especial não é necessária, mas se você pretende rolar na neve (como no nosso caso) ou praticar esportes, o uso da vestimenta se torna essencial!
2. Alugar ou comprar roupas de esqui?
Roupas para esportes na neve são feitas de um material específico, que impede a entrada de vento e são impermeáveis. Logo, custam caro. Se você não é um exímio esquiador, não pratica esportes na neve e não visita lugares com neve com muita frequência, não acredito que valha a pena comprar e nesses casos o aluguel no dia já está de bom tamanho. Como falei anteriormente, existem lojas de aluguel no pé da montanha ou até mesmo nas estações de esqui em quem você pode alugar as roupas.
3. E lá é frio?
Depende. Neve não é sinônimo de frio, por isso sempre consulte a temperatura do lugar antes de viajar pelo Weather Channel para saber como está por lá. Para vocês terem uma ideia, quando fomos em agosto, na temporada de esqui, e chegou a fazer 12 graus (sim, ainda é frio, eu sei, mas imaginem que estávamos com quilos de roupas em cima de nós, no meio do sol forte e fazendo esforço físico para jogar bolas de neve um no outro!). Por outro lado, conheço pessoas que foram em fevereiro e pegaram -2ºC em Valle Nevado, sem neve nenhuma!
3. Se você sente enjoos com facilidade, prepare-se!
Se você é daqueles que não aguenta andar no banco de trás do carro, andar de barco ou navio ou sente enjoo por qualquer coisa, tenha sempre em mãos o seu remedinho pois a subida da montanha não é nada fácil! Depois de começar a subir o pé da montanha, chegamos no ponto em que as curvas são numeradas, cada uma com 180º e até chegar no Valle Nevado são 60 delas!

4. Como chegar lá?
Subir a montanha não é para qualquer um. O trajeto pode ser feito de carro, mas desencorajamos esse meio por algumas razões: 1) A estrada é estreita, apenas uma mão pra ir e outra para voltar. 2) Já mencionei as 60 curvas de 180º? 3) Se subir numa estrada estreita e cheia de curvas já é ruim, imagina quando a água da neve escorre pela pista, congela novamente e vira uma camada fina e escorregadia de gelo? Por essa razão, a partir de determinado ponto, o uso das correntes são obrigatórias nos pneus para evitar que o veículo deslize. Por isso, aconselhamos que se contrate um transfer para fazer o trajeto ou até mesmo feche um passeio com agências de viagens locais.

5. Defina o objetivo do passeio.
O que você quer fazer na Cordilheira? Se sua intenção é apenas passear, conhecer o local, fazer um boneco de neve e jogar bolas no coleguinha, um passeio bate-volta no mesmo dia resolve. Fomos a três estações, apenas para conhecer: Valle Nevado, Farellones e El Colorado. Vale a pena também se dedicar a apenas uma das estações, se seu objetivo for mais específico. O Valle Nevado e El Colorado contam com aulas de esqui e se esse for seu objetivo, é bom separar pelo menos um dia. Já a estação de Farellones tem outras atrações como Tubing (descer na neve numa bóia), tirolesa, trenós, etc. Se sua intenção é relaxar, tomar um bom chocolate quente e curtir a dois, vale a pena passar mais dias e hospedar-se em um dos hotéis na montanha!
Como só queríamos conhecer a região, primeiro fomos ao Valle Nevado, vimos a movimentação, rolamos na neve um pouco (o suficiente pra me causar uma crise de asma, mas foi de boa) e depois partimos para Farellones, onde curtimos uma vista maravilhosa do vilarejo e almoçamos um bom filet com fritas no restaurante do Hotel Farellones. Depois fomos para a estação de El Colorado, onde aproveitamos mais a neve para brincar antes de voltar a Santiago.



E você, já foi para Cordilheira? Mande-nos um e-mail e nos conte como foi!
Comments